Como sabem os telegrafistas, a distinção entre letras é muito importante quando se transmite em CW.
Da mesma forma que ? é representada por di di dah dah di di e não é o mesmo que IMI, SOS também tem uma sonoridade diferente de S O S.
Muitos aprenderam que SOS significava “Save our souls” ou “salvem as nossas almas”, em Português.
Na realidade, o sinal di di di dah dah dah di di dit surgiu na regulamentação das comunicações da Alemanha em 1905 e foi assumida internacionalmente na Conferência de Berlim, em 1908.
Esta publicou um documento em que dizia que o sinal que sinalizava o pedido de socorro era “…_ _ _…”.
Pretendia-se regular internacionalmente a utilização de um sinal de distress por contraponto ao sinal utilizado pela Companhia de Marconi.
Esta utilizava o sinal CQD, sendo o D de distress (desastre) que se prestava a confusões dado que o código Q já se utilizava.
Note-se que a companhia de Marconi queria deter a exclusividade para as comunicações rádio e apenas autorizava os seus operadores a comunicarem com estações da própria companhia.
Para tentar manter este estatuto, a Companhia Marconi vendia equipamentos às companhias de navegação com a obrigação destas serem operadas por funcionários da Marconi, incluindo neste pacote os telegrafistas a bordo de navios…
O outro significado de SOS
A sigla SOS tem outro significado, vindo do latim, e que é utilizado frequentemente no quotidiano, desde tempos ancestrais, como é o caso da linguagem médica.
Com efeito, SOS também é o acrónimo para a expressão latina si opus sit, que quer dizer «se for necessário».
Por isso, há medicamentos que nos são receitados para serem “tomados em SOS” ou seja, caso seja necessário.
Conclusões
Se tivessem chamado ao sinal “…_ _ _…” EMOEM, por exemplo, acabar-se-iam os mitos.
Ou talvez não!…
CAME QUICK DISTRES, CQD emitido pelo MGM Titanic, originou nossa atual chamada geral CQ.